quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

20:02 (1½ horas atrás) Sidney
aos crias...
A Bíblia e Corão estão repletas de mitos que deveriam ser detalhados sob a ótica científica. Escrevi um pouco sobre essa lenda copiada dos Sumérios pelos cristãos.
...
A verdade sobre arca de Noé. Lenda copiada dos Sumérios: Utnapishtim (1800 ac)
...
O número de espécies de animais catalogadas até o momento é de aproximadamente 1.500.000
...
Noé (dos cristãos) ou Utnaspishtim (dos Sumérios) deveria ter levado as espécies terrestres.
...
Número de espécies animais terrestres:
 Mamíferos: 4.500 Já tirados os cetáceos
 Aves: 9.934
 Repteis: 8.240
 Anfibios: 5.918 (veja explicação no texto)
 Insetos: 950.000 estimativa = 30.000.000
 Aracnídeos: 98.000 estimativa = 1.000.000
 Miriápodes: 15.200
 Nematóides: 25.000
 Platelmintes: 20.000
 TOTAL: 1.121.592
 …
o Número de espécies de plantas terrestres: 250.000
 …
o Não foram considerados: poríferos, cnidários, crustáceos, moluscos, equinodermos, peixes, protocordados e dezenas de outros grupos aquáticos, embora haja grande número de espécies terrestres em alguns desses grupos ou que dependem do ecossistema terrestre para sobreviverem. 20:02 (1½ horas atrás) Sidney
A precariedade da idéia da arca de Noé (dos cristãos) ou de Utnaspishtim (dos Sumérios) pode ser facilmente provada por cálculos que qualquer pouco letrado pode fazer, desde que saiba o mínimo de ecologia e taxonomia. Conhecimentos até os da oitava série são suficientes, desde que o estudante tenha tirado boas notas. Vejamos algumas.
1. A arca deveria levar 1.121.592 espécies.
2. Cada espécie não partenogenética deveria levar pelo menos 10 individuos. Razão: o incesto provoca deterioração genética nos descendentes.
3. Os anfíbios deveriam estar presentes para o mito ter lógica. Razões: os adultos dependem do ambiente terrestre. A fase larvária branquiada não passa, em geral, de uns poucos dias. Mas os anfíbios podem ser tirados para não polemizar, pois são poucos dentro das mais de um milhão de dores de cabeça para os crentes. g 20:02 (1½ horas atrás) Sidney
o 4. Se o crente considerar apenas um casal sua lenda está morta sem grandes debates, por causa do incesto entre os descendentes. Considerando dez animais para cada espécie, mesmo jovens e de pouco peso, o número necessário é mais de dez milhões de individuos.

o 5. Se levarmos em conta apenas as espécies catalogadas de invertebrados terrestres e que deveriam entrar na arca, veja o absurdo: mais de um milhão de espécies. No entanto, os especialistas estimam em mais de 30 milhões de espécies o total existente. Considerando 10 individuos da mesma espécie, para evitar o incesto, o total vai para mais de 300.000.000. Que número desconfortável para Utnaspishtim, ou para a lenda cópia de Noé. 20:03 (1½ horas atrás) Sidney
o 6. A ecologia deve ser desprezada: predadores e presas juntas e em paz na arca? Não! Estavam em compartimentos separados. Pronto, aumentou o tamanho da arca...uma cela pra cada bicho. E mais: a etologia mostra que o confinamento exacerba a agressividade. Quase um ano presos, que judiação para os voadores, saltadores, nadadores, etc...Duvido que a polícia hoje deixaria acontecer esse abuso.

o 7. Outro absurdo é o mundo água para as espécies que ficaram para trás. Mundo água doce? Mundo água salgada? Uma mistura? O crente deve explicar a um zoólogo profissional, como seria a regulação da salinidade específica para as espécies dulcícolas e as estritamente marinhas, sua regulação osmótica seria o caos. Quem tem aquário sabe disso: mude um pouquinho apenas as condições de salinidade, ph e temperatura e lá se foi o lindo peixinho.

9. Mais absurdos que a cegueira da fé faz questão de não ver: muitas espécies são exóticas. Ou seja: existem apenas em poucos quilômetros quadrados do cerrado brasileiro, bem longe de Arca dos Sumérios ou dos cristãos. É bom lembrar aqui que os cristãos, além de terem plagiado a estorinha da arca, nunca deram os devidos créditos aos antepassados sumérios. Imagine um pequeno inseto sem asas lá dos pampas atravessando meio mundo até chegar ao Utnaspishtim ou Noé. Aliás, 10 de cada tipo, numa peregrinação de arrepiar o mais esforçado e resistente inseto: sair do seu pequeno habitat e nicho e atravessar oceanos e desertos até a arca. 20:04 (1½ horas atrás) Sidney
10. Após o confinamento de 375 dias, os animais foram soltos e procriaram fazendo incesto, caso o crente seja literalista, ou seja, que admita a Bíblia ao pé da letra. Isso vai contra os mais elementares estudos de reprodução. A própria família de Utnaspishtim ou Noé deveria praticar incesto para restaurar a população humana. É certo que Noé levou suas esposas, o que não livra os filhos do incesto por parte de pai. Mais incesto bíblico. Como se não bastasse o incesto derivado de Adão e Eva.


A arca deveria levar 1.121.592 espécies terrestres. Repito que, para ajudar os crentes, pois o Gênesis diz ter Javé mandado toda carne vivente, sem restrição de aquático ou terrestre, não inclui os demais. Conforme Gênesis 6:15, a arca tinha comprimento de 300 côvados (150m) x largura de 50 côvados (25m) x altura de 30 côvados (15m). O tamanho é simplesmente ridículo para abrigar 1.121.592 espécies. Caro amigo leitor, pense em 30.000.000 de espécies, quantidade estimada pelos taxonomistas para o número de espécies, e você perceberá a dimensão da contradição, que põe a estorinha da arca em seu debido lugar: uma estorinha para fazer criançinha dormir. 20:05 (1½ horas atrás) Sidney
11. O deus mandou armazenar alimentos para todos. Caramba! O alimento do leão é a zebra, por exemplo....mais animais na arca. O alimento do Ascaris lumbricoides está no intestino humano – a família humana na arca teria doentes com verminoses de todo tipo. O alimento da cobra é o rato, entre outros...mais animais na arca. Animais para procriar e animais para servir de alimento.

12. Os humanos da arca deveriam limpar os excrementos, regular os microclimas, dar de comer, evitar a hipotermia dos animais pecilotérmicos, e saber o que e quanto cada animal pode comer. Veterinário ou tratador nenhum assumiria a responsabilidade por tão gigante idiotice.

13. A lógica divina é precária: assassinar a maior parte dos animais do mundo para se vingar dos humanos. O que diriam as sociedades protetoras dos animais hoje?

14. A lógica divina é precária (2): um ser onipotente com atitude vingativa e genocida, matando a humanidade quase toda. Genocida e vingativo! Um deus bem sanguinolento para ser chamado de misericordioso, não é mesmo?

15. Depois de tanta matança os animais foram soltos no Monte Ararat. Muito boa essa geografia deprimente. Os autores do mito não conheciam os outros continentes. Lá vem o pobre inseto andarilho, o pobre réptil rastejante de volta para o cerrado brasileiro, indo e vindo ... Ah, deixa pra lá, não vale a pena persistir tentando explicar a geografia restrita de milhares de espécies. É muita ciência pra um povo tão atrasado e tão distante no tempo, cujas lendas infantis foram herdadas por gente aparentemente culta do nosso tempo. 20:06 (1½ horas atrás) Sidney
16. Um dilúvio de quase um ano! Isso seria suficiente para matar toda a flora terrestre do mundo. A quantidade de plantas terrestres que o genocida eliminou chega a 250.000 espécies. Quando a água abaixou, Utnaspishtim ou Noé encontrou toda a linda vegetação intacta? Lindos campos floridos para as abelhas? Lindos pastos para as zebras? Não! Todos os ecossistemas terrestres estavam dizimados. Explicar isso para um ecologista técnico, um ambientalista profissional, é muito para um mito avesso à ciência.

18. O crente mais reticente poderia se lembrar das sementes, num ataque cerebral de pseudociência e dizer: “as sementes...as sementes”. Pois bem, as sementes de jabuticaba...15 anos pra dar uma árvore com frutos. Uma castanheira do Amazonas....deixa pra lá.

19. Animais do grupo Ephemeroptera (as efêmeras) têm ciclo de vida muito curto, menor do que 24 horas. Eles não se reproduziram até que sairam da arca, então a espécie já estaria extinta.

20. Até as mais altas montanhas foram cobertas pelas águas, segundo a lenda. Assim, a arca navegou em alturas perto de 9.000 metros (mais alto do que o Everest). Somente algumas aves conseguem respirar em tão elevadas altitudes (gansos, por exemplo). Seria morte certa para a maioria dos animais.

21. como eles conseguiram navegar à esta altura sem sofrerem com o ar rarefeito e o frio sem terem sofrido 1.... só uma hipotermiazinha sequer? 20:07 (1½ horas atrás) Sidney
fonte:http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=496373&tid=5401044984131252028&kw=arca+de+no%C3%A9

quando vi isso não resisti em colocar aqui para os crias tentarem responder.

nota: crias não venham com essa mesma desculpa ''é porque deus quiz e proto!''

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gilgamesh

Nenhum comentário: