domingo, 3 de agosto de 2008

Caro Professor

Caro Professor João César das Neves, meus sinceros respeito e admiração. Meu pensamento hoje: 01. Não sei, se a vida é atéia, agnóstica, religiosa, ou..., talvez seja uma mistura, talvez seja uma confusão, sei lá, sei apenas que procuro um sentido para ela, e não vejo isto na religiosidade, entendo que os preceitos bíblicos são impossíveis de vivenciar. Não posso aceitar a figura de um deus em três, bem como, apresentando às vezes com moral, às vezes imoral e mesmo amoral, sendo a imagem e semelhança do homem; 02. Quanto às discussões devem ser acaloradas, sem, contudo serem levadas para o campo pessoal; 03. Acho, por tudo que tenho consciência da religiosidade, também, inconsistente; 04. Respondo, uma mentira contada a 2.000 anos, não a torna verdadeira, ainda, a maioria nem sempre escolhe o melhor, e o certo, os exemplos estão aí;05. Não recuso deus, apenas não aceito o que a minha compreensão não tem evidência de sua existência, não tenho interesse por nenhum preceito religioso ou não, porém, sinto-me mais próximo por descrer; 06. Veja bem, a imagem que meu pai me deixou é tão maravilhosa, é indescritível, de uma suavidade e senso de justiça impar, quanto a deus, não o vejo como parte do mundo, não esse deus religioso; 07. Ainda não me rotulei, e talvez jamais o faça, procuro a verdade, e parece que ela está a anos luz;08. creio que, realmente, existe algo, não deidade, algo (só comoreforço) infinitamente pequeno;09. Não vejo essa ordem cósmica e nem micro, nada que existe está em repouso absoluto, portanto o atrito predomina, e assim..., não consigo imaginar em um tempo eterno e espaço infinito, a existência tão somente do nosso universo, no qual somos apenas uma ínfima parcela, imperceptível, o campo teórico e abundante, e aí...;10. Indubitavelmente a evolução é a principal responsável pelas melhorias humanas, e está bem próximo o momento do desaparecimento das fronteiras sociais da humanidade; 11. Assistimos o despertar da verdadeira inteligência humana, voltada exclusivamente para o bem comum, com ela a conscientização do bem comum; 12. Será que a ausência de finalidade é o que cerca a todos os seres que não se conforma com a inteligência deísta? Não é proselitismo; 13. Não vejo nada em comum entre a=negação, theos=deus, com qualquer doutrina partidária, enquanto pode, na dominação religiosa, o desenvolvimento foi cerceado, e continua sendo, a exemplo veja o Iran;14. Será que esse texto bíblico, não tenha nada de haver com conhecimento e ignorância? Ou será que àqueles que tenham um conhecimento maior, pensa não somente em si, mas em toda a humanidade como um todo. Ao ensejo um pensamento de Carl Edward Sagan: "O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente”. Um forte abraço.

8 comentários:

Unknown disse...

Bom Dia Caro Weiner.
Obrigado pela resposta no site ateus do brasil. Eu fico alegre por existir aquele site, porque sempre tive curiosidade de como pensam os ateus. Os que eu conhecia diziam simplesmente que não crêem e ponto. Mas, tanto você quanto os outros tem fundamento. Isso é legal.
O tema do site é interessante: "a ciência não explica tudo. a religião não explica nada".
Depois de ler vários artigos, fiquei curioso de saber, você (ou os ateus em geral) acreditam em tudo o que a ciência diz?
Eu digo isto porque também sou um pouco cético em relação à parte da ciência.
Por exemplo, dizem que o homem pisou na lua, que a temperatura no espaço é xºC , que os fósseis são datados de mais de milhões de anos, que o carbono 14 consegue dizer a data de tal fóssil e coisa e tal. Mas será, que tudo que a ciência diz é verdade?
E se, você não crê em tudo no que a ciência diz, em que você não acredita?
Espero que eu não tenha ofendido em nada, pois não é esta a minha intenção, e parabéns pelo blogger.
Abraço.

weiner assis gonçalves disse...

Caro mannassés,
Só hoje me interei de sua postagem, julgava que este blogger, não era editado externamente, quando vi comentário, até assustei.
Com toda a sinceridade, não me considerado um ateu, vamos dizer, apenas não acredito nos deuses, aos quais tomei conhecimento, mesmo que para ateu a minha cultura é ínfima.Olha o que acho maravilhoso na ciência é que ela sabe que não é dona da verdade, isto é, os ciêntistas, sabem que erram e como erram, mas voltam atrás e corrigem seus erros. Sinceramente eu creio na ciência evidênciada. Quanto as datações dos fósseis, as variações acredito serem mínimas. Quanto a viagem lua, não tenho dúvida alguma, assisti pela televisão, acompanhei no rádio e jornais, bem como, tomei conhecimento das pedras trazidas de lá. Mannassés, grande parte da minha vida passei lendo ficção científica, assim, acredito que esta é a razão de me sentir em casa com este nosso maravilhoso e inquietante universo.
Foi um prazer imenso para mim, você postar aqui. Acredito que tenha muito a aprender com você, bem-vindo. Um forte abraço, sinceramente.

Unknown disse...

Boa Tarde Caro Weiner.
Já virei um fã seu.
Você sempre post no site ateus do brasil, de forma coerente e inteligente.
Quando achei seu blogger fiquei muito feliz. E espero que eu possa tirar minhas duvidas com você neste site. Porque com exceção de você, Fernando,Perce e mais alguns (que não estou me lembrando) os demais ateus não respondem as dúvidas e sim agridem.
Assim, ficarei mais a vontade para me expor e entendê-los melhor.
Um forte abraço.

weiner assis gonçalves disse...

Amigo Mannassés,
Muito me honra o seu comentário, não que eu mereça, acredito apenas ter uma vivência maior. Sou uma pessoa, que gosta de adquirir e trocar conhecimentos, e foi esta razão que ensejou-me postar no Site dos Ateus do Brasil. Quanta a dúvidas
estou impregnado delas, assim nós faremos uma troca de idéias e de conhecimentos. Afetuosamente,

Unknown disse...

Bom Dia Weiner.
Como foi a semana? Espero que tenha sido ótima.
Fiquei curioso de saber como foi seu processo de desconversão ou conversão ao ateísmo.
Quanto tempo você era cristão e há quanto tempo já é ateu. Se você nasceu num lar cristão ou não. Como você chegou a igreja e como saiu dela. Quando você "acordou" ou começou a duvidar do que você acreditava. O que mudou na sua vida.
Faço esta perguntas porque, confesso que tive minha fé abalada quando entrei no "ateusdobrasil", e mas também te confesso, (desculpe a ironia, mas eu acho que) eu teria que ter mais fé para ser ateu do que para ser crente. Ou seja eu preciso de mais fé para acreditar que tudo foi criado casualmente do que um ser criou tudo. Será que, mesmo que o Deus da biblia não existisse, não haveria um ser que criou o universo?
Desculpe os erros, repetições, erros de concordância, ortografia, acentuação, pontuação etc, você pode notar que não sou um cara culto, mais sempre gosto de ler e saber mais.
Desejo que você e sua família tenha uma semana maravilhosa, fantástica, formidável e até domingo que vem.
Um forte abraço.

weiner assis gonçalves disse...

MANASSÉS
Meu cordial boa-noite,
Minha semana transcorreu na maior das normalidades, nada digno de nota, espero que a sua não deixe nada a desejar.
Tentando de responder, nasci em lar cristão, fui batizado na Igreja Católica Apostólica Romana, meus estudos primários foram em educandários católicos, o secundário na rede pública, e me formei na Universidade de Goiás (Católica). Por aí você vê o quanto tenho um profundo respeito pelo catolicismo. Quando fiquei noivo pela primeira vez, a minha noiva era protestante, da Igreja Cristã, assim por influência dela fui guindado ao protestantismo, e num belo dia, no sermão, ouvi do pastor “conhecereis a verdade e a verdade vos fará livre”. Aquela frase causou-me um profundo impacto ali iniciava minhas pesquisas religiosas, passei pelo espiritismo, li toda a codificação espírita, mas ainda não me dei por satisfeito, faltava algo que não me deixava sentir equilibrado. Ainda continuei a minha procura e, no ano de 2005, é que me senti totalmente órfão de deus. E, agora neste ano, mais precisamente no mês de abril, e que tive conhecimento do Site Ateus do Brasil, gostei e passei a tecer meus comentários ali, e por julgar que o ateísmo está mais condizente com o meu pensamento, digamos ser mais coerente, é que continuo as postagens. É uma área de aprendizado, e estou aprendendo. Por fim, não vejo evidência nenhuma na existência de um deus, não este deus bíblico, às vezes moral, às vezes imoral e às vezes amoral, e que num momento na eternidade despertou do seu sono e criou a terra (geocentrismo) e as estrelas para aluminarem-na, acho mais coerente em acreditar que no tempo eterno e num espaço infinito, tudo que existe sempre existiu e existirá, em outras palavras, não existe somente o nosso universo, no espaço infinito existem também infinitos universos, isto em toda a eternidade. Sou 100% favorável à lei de Lavoisier “Na natureza nada se cria, nada se perde tudo se transforma”. E isto está acontecendo a todo o instante, o micro sofrer acréscimos até transformar em macro, e o macro sofrer desgastes até transformar em micro.
E se você quer saber de uma coisa, “a gente vive aprendendo e morre sem nada saber” (anônimo).
Amigo MANASSÉS, gostaria de saber um pouco sobre você, desde que não constitua nenhum problema, finalizando quero acrescentar que estamos no campo da troca de idéias, com o objetivo de conseguirmos encontrar um ideal comum.
Uma boa semana juntamente com os seus, tudo de bom.
Um forte abraço.

Unknown disse...

Boa tarde, meu caríssimo Weiner.
Gostaria de falar sobre mim, mas, eu preferiria que fosse em particular, por e-mail, se você não se importar, é claro. Assim, eu me sentiria mais a vontade e tenho certeza que você guardará sigilo.
Obrigado e até mais.
Meu email é:
mannamanna10@yahoo.com.br

weiner assis gonçalves disse...

mannassés
Tudo bem caríssimo amigo, meu E-mail e weiner-assis@hotmail.com
Tenha a certeza que respeitarei e acatarei a sua vontade.
Um forte abraço.