domingo, 31 de agosto de 2008

Prece

Prece de Mohandas Karamchad Gandhi ao Deus Vishnu:Senhor, ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar aplausos dos fracos. Se me dás fortuna, não me tires a razão. Se me dás o sucesso, não me tires a humildade. Se me dás a humildade não me tires a dignidade. Ajuda-me a enxergar o outro lado da moeda, não me deixes acusar o outro por traição aos demais apenas por não pensar igual a mim. Ensina-me amar os outros como a mim mesmo. Não deixe-me orgulhoso se triunfo, nem cair em desespero se fracasso. Mas recorda-me que o fracasso é a experiência que precede o triunfo. Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza e que a vigança é um sinal de baixeza. Se não me deres êxito, dá-me forças para aprender com o fracasso. Se eu ofender as pessoas, dá-me coragem para me desculpar e se as pessoas me ofederem, dá-me grandeza para perdoar. Senhor, se eu me esquecer de ti, nunca esqueças de mim.-Mahatma = Grande alma e Rama = É, na mitologia hindu, um dos avatares do deus vishnu.A impressão que a gente fica, que os textos bíblicos são altamente artificiais, isto é, mostrar pela imposição e medo, seu deus.Já os textos de Gandhi inspiram suavidade e amor, será qual a razão?Mas a verdade é que estamos a mercê de nossa própria sorte, e nossas realizações presente, determinarão nosso futuro.

Nenhum comentário: