domingo, 25 de janeiro de 2009

Navegar: Home / Deus não Existe / Prova 06: Reflita sobre o “Plano Divino”
or Alenônimo em 12 de janeiro de 2007
“Plano Divino” é como os cristãos geralmente explicam coisas como amputações, câncer, tornados e acidentes de carro. Por exemplo, se um cristão morrer dolorosamente e tragicamente por causa de um câncer, ele morre como parte do plano de Deus. Sua morte teve um propósito. Deus a chamou para si por uma razão. Mesmo que aconteça algo mal a um cristão, na verdade é algo bom, pois é parte do plano divino.
Você pode ver o quão permeável é o “Plano Divino” vendo a literatura inspiracional cristã. Por exemplo, se olharmos no livro The Purpose Driven Life, de Rick Warren, encontramos este parágrafo notável no Capítulo 2:
Porque Deus fez você com um propósito, ele também decidiu quando você nasceria e por quanto tempo você viveria. Ele planejou os dias da sua vida adiantados, escolhendo a exata hora do seu nascimento e da sua morte. A Bíblia diz: “Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.” Salmos 139:16
Tem também isto:
Independente das circunstâncias de seu nascimento ou de quem são seus pais, Deus fez um plano ao criar você.
Sob este ponto de vista, Deus planeja tudo.
Pare um momento e pense sobre o que Rick Warren disse. “Ele planejou os dias da sua vida adiantado, escolhendo a hora exata do seu nascimento e da sua morte.” Vamos examinar uma simples implicação desta declaração. O que ela diz é que Deus já pré-planejou cada aborto que já ocorreu no nosso planeta.
Se pensar sobre essa implicação por alguns instantes, irá perceber como o “Plano Divino” é impossível. Se o conceito de “Plano Divino” é verdade, você primeiro verá que Deus nos quer abortando crianças. Cada um dos abortos é planejado por Deus, então Deus deve estar fazendo isso por uma razão. Segundo, verá que tanto a mãe que pratica o aborto quanto o médico que o faz não podem ser responsabilizados. Já que foi Deus quem planejou o aborto da criança (Deus escolhe a exata hora do seu nascimento e da sua morte, de acordo com Rick Warren), a mãe e o doutor são simples marionetes que estão cumprindo o plano de Deus. Verá também que todos os cristãos que estão lutando contra abortos estão, na verdade, lutando contra o plano de Deus, e suas lutas serão completamente em vão. Deus é o todo-poderoso governador do universo, e seu plano é que milhões de crianças morram por ano nos Estados Unidos através do aborto. ref
Se você é um cristão, o que está pensando é “Deus não quer que façamos abortos!” Mas se acreditar no que Rick está dizendo, então estará obviamente errado. Deus é, na verdade, a causa direta de cada aborto da face da Terra. Se achar que esse conceito não lhe agrada, eu concordaria com você. Infelizmente, isto é o resultado da lógica do “Plano Divino”.
Pense em Adolph Hitler. Ele era o mal encarnado, e Hitler é bem conhecido pelas atrocidades que cometeu. O que eu irei pedir agora é que considere esta declaração: “Hitler fez parte do Plano Divino.” Pense no que Rick disse:
Ele planejou os dias da sua vida adiantado, escolhendo a hora exata do seu nascimento e da sua morte. A Bíblia diz: “Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.” Salmos 139:16
Rick também diz:
Deus nunca faz nada acidentalmente, e ele nunca comete enganos. Ele tem uma razão para tudo o que cria. Cada planta e cada animal foram planejados por Deus, e cada pessoa foi definida com um propósito em mente.
Se Deus tinha um plano divino para cada um de nós, então ele tinha um plano divino para Hitler também. E é parando para pensar nisso profundamente que as contradições aparecem.
Agora imaginemos que você faça uma oração neste tipo de universo. Que diferença fará? Deus tem um plano e esse plano está descendo a ladeira feito um bonde desgovernado. Se Deus tem um plano, então cada pessoa que morreu no Holocausto morreu por uma razão. Eles tiveram que morrer e cada morte tinham seu significado. Portanto, as vítimas do Holocausto poderiam rezar o dia todo, que iriam morrer do mesmo jeito. A idéia de um “plano” faz a idéia de um “relacionamento de atendimento de preces por Deus” virar uma piada. Ainda assim, cristãos acreditam em ambas as idéias, apesar da contradição insolucionável.
Pense sobre o que significa o plano de Deus para você pessoalmente. Se o seu plano for o de que amanhã será atropelado por um ônibus, ou que terroristas irão explodi-lo, ou que será baleado na cabeça quatro vezes, então é o que irá acontecer. O mesmo vale para enfermidades. Se você contrair câncer esta tarde e morrer daqui a três meses, este é o plano de Deus para você. Rezar para curar o câncer é inútil. Deus planejou que você morresse então você morrerá. Ele pré-programou o exato momento da sua morte. Não há nada que possa fazer para mudar o plano — nenhuma quantidade de orações irá ajudar — porque sua morte teve um propósito e sua morte causará efeitos colaterais que também fazem parte do plano.
Com quem irá casar? Você na verdade não tem escolha nesta questão. Deus já pré-planejou seu casamento nos mínimos detalhes. Rick Warren diz “Deus sabia que aqueles dois indivíduos (seus pais) possuíam exatamente a composição genética certa para criar o “você” personalizado que ele tinha em mente. Eles tinham o DNA que Deus queria para fazer você.” Portanto, seu cônjuge foi pré-escolhido por Deus para você — Deus pré-planejou as gestações.
Além do mais, este tipo de universo significa que Hitler não teve culpa. Hitler não era “malvado” porque Hitler não tinha livre arbítrio nenhum. Hitler simplesmente foi um ator forçado a contracenar sua parte no plano divino. Deus planejou a morte de milhões de pessoas no Holocausto — planejou suas mortes nos mínimos detalhes de acordo com Rick Warren. Hitler teve que matar essas pessoas. Hitler era uma marionete de Deus para que esses milhões de mortes acontecessem na hora marcada.
Da mesma maneira, nenhum assassinato é culpa de alguém. Já que Deus planejou cada uma de nossas mortes nos mínimos detalhes, assassinos são, na verdade, essenciais para o plano divino. Por que puni-los? Nós deveríamos era recompensá-los por cumprirem duas obrigações com o plano de Deus. E se você for estuprada amanhã e ficar grávida? Deus fez isso porque ele planejou a hora exata do nascimento e da morte dessa criança. Deus na verdade agendou seu estupro, e o estuprador foi uma marionete de Deus. Ao invés de odiar o estuprador, deveríamos celebrar o plano de Deus.
Você acredita que assassinos e estupradores deveriam ser recompensados? Acredita que Hitler foi enviado por Deus para matar milhões de pessoas no holocausto? Acredita que Deus é a causa direta de cada aborto do planeta? Acredita que você não tenha escolha nenhuma sobre com quem irá viver e sobre as gestações de seus filhos? Se você é um indivíduo são, então provavelmente não. Mas é isso que você está dizendo: que Hitler ou o câncer ou qualquer coisa mais faz parte do “Plano Divino”
A declaração “Faz parte do Plano Divino” é um desses paliativos que, quando se pára para pensar usando o bom senso, não faz sentido algum. Essa falta de senso mostra que Deus não existe.
Página original: Proof #6 - Ponder God’s PlanTraduzido por: AlenônimoRevisado por: Fernando Silva
Publicado em Deus não Existe Tags: God is Imaginary, Plano Divino Prova 06: Reflita sobre o “Plano Divino”

Nenhum comentário: