sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Como se sente culpado

As crianças aprendem que:-Todos são igualmente insignificantes e sem merecimento diante de Deus.-Você nasceu em pecado e é pecaminoso por natureza.-Não pense, não pergunte. Acredite.-Quem é você para questionar o padre, o pastor, o rabino?-Se você tem algum valor, não é por causa de alguma coisa que você fez ou fará, mas porque Deus te ama.-Submissão ao que você não pode compreender é o fundamento da moralidade.-Não tenha vontade própria. Auto-afirmação é o pecado do orgulho.-Nunca pense que você se pertence.-Em caso de conflito entre sua opinião e a das autoridades religiosas, é nas autoridades que você deveacreditar. Que auto-estima elas terão? Que tipo de sociedade pode resultar disto? (Nathaniel Branden,_The Six Pillars of Self-Esteem_,Bantam Books, (New York, 1994), p. 295-296)

2 comentários:

Hecton P.Domingos disse...

Nada mais que verdade, esse sentimento de castração é letal para uma criança.

Hoje, vejo como um tempo perdido, um tempo que nunca voltará, me lembro das vezes em que via meus pais sem dinheiro para pagar as contas, me via ajoelhado, rezando pelo bem deles. E é duro ver que tudo era em vão, nada daquilo alterava, só a minha fé se dissipava.

A vida é frágil demais, e é uma pena nós, pessoas livres em pensamento, nos deixar levar tão facilmente por algo tão ridículo e letal. Quantas vezes me peguei pensando em um ser inexistente, fazendo planos, deixando nas mãos do nada.

weiner assis gonçalves disse...

Meu Caríssimo Amigo Hecton,
Muito obrigado por sua participação neste Blogger.
Sem dúvida nossas idéias e ideais são muito semelhantes, por que não dizer iguais, não é mesmo?
Apesar da contradição que vivo no meu seio familiar não aceito de forma alguma que a ignorância venha fazer parte de mim. Um fortíssimo abraço e tudo de bom.