sexta-feira, 4 de março de 2011

Metodologia científica
(Samuel Laurindo da silva)

A metodologia científica possui um sentido de existência bem delimitado no decorrer da história de sua utilização. É utilizado para guiar o caminho no processo cientifico no que diz respeito aos métodos a serem tomados.

O conhecimento e a ciência estão intimamente ligados, seja porque há uma relação de interdependência entre eles, ou porque esta é o pleno exercício daquele.

A ciência tenta alcançar o conhecimento supremo, a totalidade das verdades existentes.
O ser humano faz ciência, justamente porque tem a capacidade de conhecer as coisas e os seres, sejam eles reais ou ideais.

Uma das primeiras formas q o ser humano buscou esse conhecimento foi através da sua realidade empírica, onde se tentava captar através dos sentidos a totalidade das coisas. A interação sujeito e objeto, neste caso, produzem uma imagem com grande desvio de realidade devido essa modalidade de conhecimento ser fundamentalmente através da percepção dos sentidos e da consciência.

Deve-se fazer algumas ressalvas no q diz respeito a conhecimento introspectivo – da consciência. Este pode muitas vezes levar-nos ao erro, pois a mente humana pode se tornar deveras inventiva e um silogismo aparentemente lógico podem ser na verdade uma ilusão cognitiva q pode ser um empecilho no processo de investigação cientifica.

Assim sendo, a realidade empírica é útil apenas na vida prática. Quando se atravessa o limiar entre o sensorial e buscam-se respostas mais completas do q a imagem aparente e empírica está se fazendo ciência, distinguindo a raça humana dos outros animais, demonstrando nuances de racionalidade.

A partir deste momento o homem pode-se considerar um ser racional agente e não apenas em potencial, pois é capaz de analisar, abstrair e generalizar conceitos captados com os sentidos se processados em sua mente. As experiências internas e externas são importantes nesse momento, enquanto não são fatores decisivos para alcançar o REAL.

Apesar de todos esses contrapontos, o senso comum – q é produzido a partir de experiências empíricas – tem sua relevância. Ele é imprescindível no âmbito social. É útil para os indivíduos, pois é a partir deste conhecimento q se orienta a vida humana, entretanto é útil para o cientista pois é a base sobre a qual as teorias cientificas são construídas. O senso comum é portanto, o ponto de partida de uma pesquisa ou investigação bem sucedida.

Anne

Achei esse texto interessante pelo fato de especificar quando deve-se separar (se um deseja obter a verdade) o senso comum e o metodo científico.

Nenhum comentário: